top of page

“CIRCO DE SEU AMBRÓSIO” CIRCULA POR MUNICÍPIOS DO RIO DE JANEIRO

O espetáculo “Circo de Seu Ambrósio” está em cartaz até 11 de dezembro no circuito Sesc de oito municípios do estado do Rio de Janeiro. Neste domingo (23/10), às 16h, a montagem se apresenta na unidade de Madureira.

Foto: Barbara Pelacani

No Cavalo Marinho - folguedo tradicional da zona da mata de Pernambuco – AMBRÓSIO (ou mestre Ambrósio) tem como função vender os demais personagens do reisado. Ele é uma espécie de mercador de figuras. No início da brincadeira, ele surge para negociar junto ao Capitão a possível compra e venda dessas figuras. Inspirado neste personagem que sintetiza em si os arquétipos do brincante, do menestrel medieval, do artista Mambembe, dos Caixeiros Viajantes e Mascates, o espetáculo propõe um diálogo entre o brincante e o palhaço. Essa junção de linguagens é o resultado de mais de uma década de pesquisa desenvolvida pelo ator e criador Ricardo Gadelha, tanto no campo das culturas populares quanto do circo.

No espetáculo, Ambrósio dança, toca e canta versos de improviso para abrir a roda e estabelecer no jogo com o público o pilar para a brincadeira se desenvolver. A cada personagem vendido, técnicas circenses como perna de pau, malabarismo e palhaçaria se mesclam ao vocabulário corporal e imagético das danças/folguedos populares. A trilha sonora original, assinada por Rodrigo Bis, evoca a ancestralidade de um povo que canta para vencer a morte e renascer a vida em festa. Assim, timbres de rabeca, viola, sanfona, pife e percussão, típicos de nossos folguedos, dão o tom da brincadeira. O espetáculo foi aprovado no edital Sesc RJ de Cultura 2022.

Além de Madureira, o peça irá passar também pelas unidades de Campos (06/11), Duque de Caxias (26/11), Ramos (27/11), Niterói (03/12), Teresópolis (04/12) e Barra Mansa (11/12).

PROGRAME-SE

“Circo de Seu Ambrósio”

Temporada: 16/10 a 11/12

Classificação: livre.

Duração: 40 minutos

Ingresso: gratuito

Gênero: circo

Programação:

Sesc Madureira (23/10), às 16h

R. Ewbank da Câmara, 90 – Madureira.

Campos (06/11), às 15h

Av. Alberto Torres, 397 - Centro, Campos dos Goytacazes

Sesc Duque de Caxias (26/11), às 15h

Rua General Argolo, 47 - Centro, Duque de Caxias

Sesc Ramos (27/11), às 16h

Rua Teixeira Franco, 38 - Ramos,

Sesc Niterói (03/12), às 16h

Rua Padre Anchieta, 56 - São Domingos, Niterói

Sesc Teresópolis (04/12), às 16h

Av. Delfim Moreira, 749 - Várzea, Teresópolis

Sesc Barra Mansa (11/12), às 15h

Av. Tenente José Eduardo, 560 - Ano Bom,

QUEM FAZ

Concepção e atuação: Ricardo Gadelha

Trilha sonora original: Rodrigo biscoito

Provocação cênica: Itaércio Rocha, Lucio Enrico e Odília Nunes

Direção: Ricardo Gadelha e Gabriel Morais

Produção: Gadelha Arte Multilinguagem

Instagram: @ricardogadelha11

Comments


bottom of page