CINCO CRÔNICAS COM ALEXANDRE LINO

Uma peça inédita, um único ator e uma única e exclusiva apresentação. Parte do Projeto Arte em Cena do SESC Rio, a peça terá transmissão pelo Youtube do SESC RJ no dia 28/01 (quinta), às 19h.

Foto: Janderson Pires

Um ator no Rio de Janeiro, um autor em Alcântara e um diretor na Suíça e as mesmas inquietações... E mergulhados nos silêncios dos dolorosos dias de isolamento restou aos que tiveram o privilégio de ficar em suas casas, momentos de reflexão. Assim nasce as CINCO CRÔNICAS escritas por Daniel Porto que dão título a peça ou a experiência mais efêmera Teatral dos últimos dias. Dirigido remotamente pelo suíço brasileiro Sérgio Leemann e atuação de Alexandre Lino a proposta é observar os dois lados da vida, o início e o fim em cinco movimentos. Parte do Projeto Arte em Cena do SESC Rio, o evento acontecerá com única e exclusiva sessão no Youtube do SESC RJ no dia 28/01 (quinta) às 19h GRATUITAMENTE.

CINCO CRÔNICAS falará dessa sensação de ruptura. Abandono, dor e separação e de como o efêmero pode durar uma eternidade na alma de quem foi afetado pelo acontecimento. A partir de crônicas escritas por Daniel Porto enxergamos as mais diversas formas do AMOR nesses tempos. Por vezes apático, mas evidenciando como o outro pode ser nosso reflexo, temor e verdade. Crônicas a partir de acontecimentos que não se repetirão e uma peça que jamais será reencenada.

A Documental Cia conduziu, ao longo dos anos, pesquisas de fatos e personagens reais, apresentando peças firmemente ancoradas na vida real hoje. Nosso compromisso com a realidade se reflete até no nome da Cia: o objetivo é registrar, reviver experiências reais que abrem uma perspectiva sobre as dificuldades de convivência na sociedade contemporânea. “Quando idealizamos, CINCO CRÔNICAS, ficamos fascinados pela possibilidade de encená-lo no Brasil em um diálogo com o mundo para falar do agora, hoje. E falar do sentimento superior a toda essa tragédia. O Amor”. Diz, Lino.


CINCO CRÔNICAS corresponde exatamente à proposição ética e estética que norteia nossas produções. Com uma fala sem meneios, simples e ao mesmo tempo poética, sua veracidade absoluta e de pleno afeto comunicam um humanismo que atravessa todas as barreiras. A extrema compaixão que permeia todas as crônicas é uma matéria-prima excepcional para o novo projeto da Documental Cia que completa 7 anos e 20 de carreira de seu ator/fundador Alexandre Lino. A natureza da obra de Daniel Potro se presta a uma encenação exatamente como a realizada no “Teatro Possível” nos 4 cantos do mundo. Sóbria e sem excessos, mas se utilizando das ferramentas do digital para romper a impossibilidade do teatro presencial e mostrar o que pode ser feito em nome dele. A direção do suíço-brasileiro, radicado em Zurique, deixou ainda mais fortalecida a ideia que o Teatro criou um outro campo de fala. Se é ou não Teatro isso o tempo dirá então como pode ser denominada essa nova experiência.


Alexandre Lino esteve recentemente na novela "Amor sem igual", da Record TV, onde se destacou com a personagem Xavier. Agora, está reservado para dar vida a Ashur, na novela "Gênesis", nova trama da emissora.


PROGRAME-SE

Apresentação única pelo Youtube do SESC RJ no dia 28/01 (quinta), às 19h


FICHA TÉCNICA

TEXTO - Daniel Porto/

DIREÇÃO – Sérgio Leemann

COM – Alexandre Lino

Direção de Arte: Documental Cia

Diretor assistente: Daniel Porto