top of page

CIA YINSPIRAÇÃO REALIZA TEMPORADA EM FESTIVAL NO MÉXICO

Grupo brasiliense vai ao 5º. Congreso Internacional en Celebracíon del Teatro, da Univesidad Autonoma de Querétaro, México, de 26 a 30 de março.

Foto: Filipe Lima

A Tao Filmes e Cia Yinspiração, escola e grupo teatral dirigido por Luciana Martuchelli há quase 30 anos em Brasília, realiza diversas produções na cidade. Além de apresentar suas obras e ministrar cursos regulares, é responsável pelo festival Solos Férteis e pela residência artística A Arte Secreta do Ator, uma imersão única no mundo com o diretor Eugenio Barba e a atriz Julia Varley, do Odin Teatret. Esses eventos internacionais geram vários intercâmbios entre participantes e convidados e entre o grupo de Martuchelli e artistas que vêm à capital. Uma delas, a atriz, diretora, pesquisadora, professora doutora mexicana Alma Rosa Martin, veio a 5 edições da Arte Secreta do Ator e propôs a participação no Congresso promovido pela Universidade onde atua em Querétaro.


O convite visa explorar as várias possibilidades do grupo. Aproveitando o ambiente acadêmico, apresentarão Diatribe de Amor, traduzida como tese de doutorado pelo integrante da Cia, André Aires, dirigida por ele e Luciana e encenada pela atriz Juliana Zancanaro. Aires fará palestra sobre a tradução e a montagem, falando também da relação com as universidades (doutorado sanduíche Unb e Universidade Nacional da Colômbia). Serão oferecidos também dois workshops, a demonstração de trabalho sobre técnica vocal O Rouxinol e a Cotovia, com Filipe Lima, e fala da diretora sobre os trabalhos da Cia e o fazer teatral no Brasil.

A viagem do grupo tem apoio do programa Conexão Cultura DF, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e, na volta será feita apresentação gratuita para o público brasiliense e posterior temporada.

Diatribe de Amor é um monólogo feminino, única peça escrita por Gabriel García Márquez que traz a marca de sua literatura também: amor, casamento, solidão, melancolia, tempo, apatia, memória e violência. Conta a história de Graciela Jaraiz de la Vera, uma colombiana que desafia o marido no dia do 25º. aniversário de casamento do casal. Expõe a situação das mulheres, as relações familiares e o sentimento de perda. Com quase 40 anos de publicação, segue atual. Proporciona reflexão sobre os padrões de comportamento estimulado pelo patriarcado e machismo no Brasil, na Colômbia, no México, na América Latina.

Na palestra, serão destrinchadas características da literatura dramática na forma de monólogo e teatro político do século 20, seus aspectos trágico e do satírico, a força performativa, revolucionária e feminina da personagem principal e sua clara postura contra a atual ordem burguesa e a sociedade patriarcal, dividida em classes. Este intercâmbio com o Congresso e a Universidade Autônoma de Querétaro, uma das mais importantes cidades mexicanas e considerada uma das 5 melhores cidades latinas para negócios, com alto grau de educação com muitas instituições de ensino superior, visa estreitar conexões artísticas e de pesquisa entre Brasil e México.


O grupo e seus integrantes têm forte relação com outros artistas e grupos internacionais. Preparam também sua 10ª. participação no Festival Mujeres em Escena por La Paz, feito há 30 anos pela diretora, ativista e ex-Ministra da Cultura colombiana, Patrícia Ariza, em Bogotá; e estão em fase de produção da 4ª. ed do Festival Solos Férteis que não só traz obras e cursos a Brasília, como é vitrine para artistas locais e nacionais para festivais em diversas partes do mundo. O grupo faz parte da rede Magdalena Project, presente e mais de 50 países.


PROGRAME-SE

5º. Congreso Internacional en Celebración del Teatro – Universidad Autónoma de Querétaro, México

De 26 a 30 de março de 2023

Dia 27 Palestra Realismo Trágico – André Aires

De 27 a 29 Oficinas Phyisis e Rouxinol e a Cotovia – com Luciana Martuchelli e Filipe Lima

Dia 28 Demonstração Rouxinol e a Cotovia – com Filipe Lima

Dia 29 – Diatribe de Amor – com Juliana Zancanaro


@taofilmes @ciayinspiracao @fa_uaq

Comments


bottom of page