CIA LUMIATO EM PLANALTINA

Até o dia 25 de setembro, o projeto "Teatro de Sombras em Planaltina'' transmitirá no Youtube espetáculos com acessibilidade em libras e realizará oficina via plataforma Zoom.

2 Mundos - Cia Lumiato: Foto de Diego Bresani

Um teatro que possibilita ao público experimentar de perto a performance dos atores, conhecer e vivenciar as possibilidades estéticas, cênicas e musicais da linguagem é a proposta do projeto “Teatro de Sombras em Planaltina” da Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas, que ocupou no mês de julho o Complexo Cultural de Planaltina, e agora oferece com exclusividade para as escolas públicas de Planaltina, do Distrito Federal e também para o público em geral, uma programação totalmente online e gratuita com intérprete de libras. Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF, a execução de todo o projeto de ocupação no Complexo Cultural seria presencial, mas com a necessidade de retomar o isolamento social e o consequente fechamento dos espaços culturais, a Cia Lumiato adaptou o “Teatro de Sombras em Planaltina” para o ambiente virtual. As apresentações no formato audiovisual, oferecem ao público uma nova perspectiva de experienciar a performance dos atores, sem deixar de fora a beleza e a poesia inerentes ao teatro de sombras. Além de possibilitarem a participação de pessoas que residam em diferentes partes do Distrito Federal, ou até mesmo do Brasil.


As filmagens das apresentações teatrais foram realizadas seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, posteriormente o material foi editado, e agora será disponibilizado na programação entre os dias 10 a 25 de setembro, no canal da Companhia no Youtube. Ao todo serão três diferentes espetáculos, que utilizam o mesmo gênero: ”Kalo - Filhos do Vento" da Companhia convidada Os Buriti, o premiado "Iara - o Encanto das águas" e “2 Mundos” da Cia Lumiato. Além das apresentações, também será realizada de 20 a 24 de setembro, a Oficina virtual “Práticas Possíveis – Criação em teatro de sombras contemporâneo”, com Soledad Garcia e Thiago Bresani, diretores e sombristas da Cia Lumiato.

Toda a programação foi idealizada para promover a ocupação e construção de vínculos afetivos com o fazer artístico e os espaços culturais. “Manter a utilização do Complexo Cultural, como também, outros espaços artísticos com atividades neste momento de pandemia é de suma importância para que continuem em movimento e cumpram a função social para a que foram criados e estão sendo mantidos. Assim, eles podem continuar gerando vínculos, que posteriormente poderão ser reforçados de maneira presencial com a comunidade na que se encontram.” reflete Soledad Garcia sobre a ocupação desses espaços em plena pandemia.

Para tornar o momento uma vivência completa, a cada apresentação acontecerá um momento de intercâmbio com o público na plataforma Zoom. As sessões exclusivas para escolas públicas serão durante a semana. Aos sábados as sessões serão abertas ao público em geral. As escolas interessadas em agendar para receber o link do espetáculo, onde poderão ver o resultado desta adaptação e participar do bate-papo com os integrantes das Companhias Lumiato e Os Buriti, devem entrar em contato com a produção do projeto pelo email cialumiato@gmail.com e preencher o formulário de inscrição até o dia 09 de setembro.

CIA LUMIATO TEATRO DE FORMAS ANIMADAS

A Companhia de Teatro Lumiato foi criada no ano de 2008, em Buenos Aires, Argentina, por Thiago Bresani e Soledad Garcia, durante sua formação como bonequeiros na Universidade de San Martin, onde estudaram várias linguagens do teatro de formas animadas, produzindo espetáculos, oficinas e apresentando em festivais da América Latina. É a primeira companhia a pesquisar, produzir e difundir o teatro de sombras na região centro-oeste do Brasil. A dedicação exclusiva ao gênero da sombra permitiu o aprimoramento técnico e o desenvolvimento estético dessa arte. O objetivo fundamental de seus componentes é a transmissão de conhecimentos e a ampliação da pesquisa do teatro de sombras contemporâneo. Durante o momento atual vem desenvolvendo uma linguagem híbrida nas produções audiovisuais, utilizando as ferramentas destas duas formas expressivas.


COMPANHIA CONVIDADA

Cia Os Buriti

A Companhia Os Buriti foi criada em 1995 e dedica-se a montar espetáculos para todas as idades, fundindo diferentes linguagens artísticas. Fundada por Eliana Carneiro, a companhia é composta por sua filha Naira Carneiro e pelos músicos Daniel Pitanga, Jorge Brasil, André Togni, Carlos Frazão, Marília Carvalho e Diogo Vanelli. A Cia Os Buriti já montou 14 espetáculos autorais e também realiza projetos e pesquisas em arte educação. Sediado em Brasília, o grupo já se apresentou por diversas cidades brasileiras e também no exterior (Portugal, Espanha, Alemanha, França, Itália, Áustria, Grécia, Paraguai e Índia) participando de festivais e encontros de teatro, dança e música. A tônica do trabalho da Cia Os Buriti é o gesto e o movimento. Os espetáculos unem a força da cadência narrativa a uma fisicalidade que rompe barreiras entre o teatro e a dança. O intuito é despertar a imaginação de crianças, jovens e adultos por meio de histórias autorais baseadas na tradição popular de diferentes culturas.

PROGRAMAÇÃO


SESSÕES EXCLUSIVAS PARA ESCOLAS PÚBLICAS

10/09 – ESPETÁCULO + BATE-PAPO

“Iara – O encanto das águas” da Cia Lumiato Horários: 10h e 15h

17/09 – ESPETÁCULO + BATE-PAPO

“Kalo - Filhos do Vento” da Cia Os Buriti Horários: 10h e 15h

24/09 – ESPETÁCULO + BATE-PAPO

“2 MUNDOS” da Cia Lumiato Horários: 10h e 15h

SESSÕES ABERTAS PARA O PÚBLICO EM GERAL

11/09 – ESPETÁCULO + BATE-PAPO

“Iara – O encanto das águas” da Cia Lumiato Horário: 20h

18/09 – ESPETÁCULO + BATE-PAPO

“Kalo - Filhos do Vento” da Cia Os Buriti Horário: 20h

25/09 – ESPETÁCULO + BATE-PAPO

“2 MUNDOS” da Cia Lumiato

20/09 a 24/09 – OFICINA

“Práticas Possíveis – Criação em teatro de sombras contemporâneo” com Soledad Garcia e Thiago Bresani da Cia Lumiato Horário:18h às 20h30


FICHA TÉCNICA DO PROJETO

Produção Geral: Thiago Bresani

Assistente de produção: Soledad Garcia e Luênia Guedes

Técnico de Luz e Som: Luigi Costa de Carvalho

Direção e Edição (Registro Audiovisual) – Lipe Dupe

Operação de câmera – Lipe Dupe, Jayaliila Andrade e Thiago Cardoso

Fotos: Diego Bresani

Arte gráfica: Gunga – Nara Oliveira

Intérprete de Libras: Tatiana Elizabeth

Assessoria de Imprensa e Redes Sociais: Valéria Amorim - Candiá Produções

Realização: Cia Lumiato

Apoio: Complexo Cultural de Planaltina


PROGRAME-SE

O quê: Teatro de Sombras em Planaltina

Quando: De 10 a 25 de setembro

Horário: Consulte a programação

Onde: No canal da Cia Lumiato no Youtube

Quanto: Gratuito


1/3