top of page

CIA LUMIATO APRESENTA "MEMÓRIA MATRIZ" NA CAIXA CULTURAL BRASÍLIA

Espetáculo para o público adulto aborda o universo feminino e a mulher na sociedade contemporânea

Foto: Thiago Bresani

Formada originalmente há mais de 10 anos em Buenos Aires (hoje residente no Riacho Fundo – DF) pela dupla Soledad Garcia e Thiago Bresani, a Cia Lumiato é a primeira companhia a pesquisar, produzir e difundir o teatro de sombras na região centro-oeste do Brasil.

 

A dedicação exclusiva ao gênero permitiu o aprimoramento técnico e o desenvolvimento estético para encantar adultos e crianças. Com essa ideia maturada, depois de espetáculos bastante elogiados, a companhia oferece agora ao público de Brasília o seu mais novo espetáculo: “Memória Matriz”, que será apresentado nos dias 22, 23 e 24 de março no Teatro da CAIXA Cultural Brasília.

 

Com toda a beleza visual do teatro de sombras – que inclui aqui a utilização da fotografia analógica como expressão da memória –, o espetáculo aborda o universo feminino e as determinações do processo de constituir-se mulher na atual sociedade. Este é o primeiro espetáculo da Cia Lumiato concebido exclusivamente para o público adulto.

 

“Memória Matriz” põe em cena a relação entre uma mãe e uma filha, atravessada pelos legados geracionais e as tecnologias de gênero que um determinado momento histórico impõe no processo de constituir-se “mulher”. As memórias das relações familiares são simbolicamente apresentadas, conduzindo a protagonista a se reencontrar com o passado, abrindo novos caminhos e possibilidades de escolha.

 

Este novo trabalho da Cia Lumiato traz para cena brasiliense a diretora argentina Ana Alvarado, considerada uma expoente da cena contemporânea e precursora do teatro de objetos para adultos no seu país de origem, onde desenvolve um precioso trabalho de pesquisa sobre o hibridismo entre artes visuais e as artes cênicas. A proposta também traz pela primeira vez uma atriz convidada, Katiane Negrão, artista do teatro de animação e da dança, que vem trabalhando em parceria com a companhia para realizar a montagem protagonizando o espetáculo.

 

Essa experiência também alcançará estudantes e professores de escolas públicas do Riacho Fundo 1 e Recanto das Emas por meio de apresentações em escolas dessas comunidades.

 

Oficina de Teatro de Sombras - Para compartilhar aprendizado, a Cia. Lumiato oferecerá também uma oficina. “Temos o objetivo de pesquisar, produzir e difundir esta linguagem, por isso nosso compromisso com a transmissão de conhecimentos e a ampliação dos espaços de pesquisa do teatro de sombras contemporâneo”, explica Soledad Garcia.

 

A oficina “Sombra em Cena” será ministrada por Thiago Bresani e Soledad Garcia, apresenta os componentes desse tipo de encenação: luz e sombra. Exercícios práticos servem como estímulos para treinar os participantes no reconhecimento da sua própria sombra, assim como de objetos planos e tridimensionais, manipulação de silhuetas e luzes como formas de criação e as funções simbólicas dos componentes para compor a cena. A oficina é voltada para educadores de todos os níveis, estudantes universitários, diretores, bailarinos, atores, bonequeiros, cenógrafos, iluminadores, artistas plásticos, músicos, cineastas, psicólogos, publicitários, comunicadores, arte-educadores, contadores de histórias, etc.

 

Sobre a Cia Lumiato

A companhia de teatro Lumiato foi criada no ano de 2008, em Buenos Aires, Argentina, por Soledad Garcia e Thiago Bresani, durante sua formação como bonequeiros na Universidade de San Martin, onde estudaram várias linguagens do teatro de formas animadas, produzindo espetáculos, oficinas e apresentando em festivais da América Latina. É a primeira companhia a pesquisar, produzir e difundir o teatro de sombras na região centro-oeste do Brasil.  Utilizou nos primeiros trabalhos técnicas de bonecos de luva, mesa, circo e a partir de 2012 passou a pesquisar e produzir espetáculos de teatro de sombras contemporâneo. A dedicação exclusiva ao gênero da sombra permitiu o aprimoramento técnico e o desenvolvimento estético dessa arte, encantando adultos e crianças com projetos de caráter regional, nacional e internacional.


 

PROGRAME-SE

Segmento: Teatro

Local: CAIXA Cultural Brasília | Teatro da CAIXA (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)

“Memória Matriz” – espetáculo com a Cia. Lumiato

Datas: 22/03, 23/03 e 24/03

Horários: sexta e sábado, às 20h; domingo, às 19h

Ingressos: R$ 30 (inteira) | R$ 15 (meia-entrada para estudantes, professores,

funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos)

Vendas: à partir de 16 de março na bilheteria do teatro (sábado, das 9h às 21h; terça a sexta e domingo, das 13h às 21h) e no site da Bilheteria Cultural

Contato: (61) 3206-9448

Duração: 50 minutos (aprox.)

Classificação: 16 anos

Capacidade: 406 lugares (8 para cadeirantes)

Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

 

Oficina Sombra em Cena

Instrutores: Soledad Garcia e Thiago Bresani

Faixa etária: a partir de 18 anos

Número de vaga: 20 vagas 

Duração: 8 horas

 

Riacho Fundo 1

Data da Oficina - 08 e 10 de abril de 2024 - 18h às 22h

Período de inscrição - 25/03/24 a 4/04/24

Local da oficina - Instituto Federal do Riacho Fundo 1

Formulário de inscrição: https://forms.gle/pbR9pG1tJgz5uPTT8

 

Recanto da Emas

Data da Oficina: 15 e 16 de maio de 2024 - 18h às 22h

*Fechada para alunos e professores do Instituto Federal do Recanto das Emas

 

QUEM FAZ

Direção: Ana Alvarado

Dramaturgia e Encenação: Soledad Garcia I Thiago Bresani

Intérpretes criadoras: Katiane Negrão I Soledad Garcia

Direção de movimento: Giselle Rodrigues

Direção musical e Trilha Sonora Original: Fernanda Cabral

Manipulação de luzes e Projetores: Soledad Garcia I Thiago Bresani

Cenografia: Maria Villar I Soledad Garcia

Iluminação: Diego Bresani I Rodrigo Lelis

Figurino: Soledad Garcia

Assessoria dramatúrgica: Ana Alvarado

Criação e Construção de figuras, silhuetas e objetos: Soledad Garcia I Thiago Bresani

Cenotécnica: Luciano Porto I Soledad Garcia I Thiago Bresani

Técnico de luz, Som e Contra-Regra: Rodrigo Lelis

Programação Visual: Studio Jana Ferreira

Assessoria de Imprensa: Tato Comunicação

Coordenação de produção: Soledad Garcia I Thiago Bresani

Produção executiva: Mirella Dias

Realização: Cia Lumiato teatro e formas animadas

Comments


bottom of page