CIA BURLESCA E O CICLO DE LEITURAS DAS OBRAS DE BRECHT

Cia Burlesca traz o poder da resistência e a esperança na vitória popular através da obra "Os fuzis da senhora Carrar", de Brecht.

Foto: Matheus Alves

A 5ª obra escolhida para o ciclo de leituras, “Os Fuzis da Senhora Carrar” será apresentada nesta sexta-feira às 20h pelo projeto “Brecht na Biblioteca” da Cia Burlesca, que com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do DF já levou gratuitamente palestras, oficinas e leituras dramáticas em vídeos durante a ocupação artística virtual da Biblioteca Pública de Brasília - BPB, localizada na Asa Sul.


A peça conta a história de Tereza Carrar, moradora de uma pequena vila de pescadores e mãe de José e Juan. Ela não quer que seus filhos sigam para a guerra, mas os generais avançam a cada minuto. Pedro, irmão de Tereza, faz parte da resistência no setor de Málaga. Para aumentar o poder de fogo da resistência, ele vai até a casa da irmã com o objetivo de pegar os fuzis da senhora Carrar, que ela escondia debaixo do assoalho. Os fuzis pertenciam ao marido dela, Carlos, morto por uma bala no pulmão em Olivedo durante o levante. Depois do ocorrido, a Senhora Carrar se sentiu culpada e passou a manter uma vigilância rigorosa sobre os filhos para impedir que acontecesse com eles o mesmo que aconteceu ao marido.


Nessa leitura a companhia optou por fazer a apresentação ao vivo, e não gravada como nas leituras anteriores, que estão disponíveis no canal do YouTube da companhia. O elenco, formado por Julie Wezel, Lyvian Sena, Pedro Caroca e Pedro Henrick, sob direção de Patrícia Barros, se revezam para interpretar os personagens das peças. A realização do projeto seria presencial com a ocupação da BPB, mas devido às restrições de segurança sanitárias decorrentes do Covid-19, o projeto foi readequado para realização virtual.


Pela primeira vez, a Cia Burlesca fará a leitura da peça ao vivo em estúdio online e transmitida para o canal do grupo no Youtube. O elenco, formado por Julie Wezel, Lyvian Sena, Pedro Caroca e Pedro Henrick, sob direção de Patrícia Barros, conta com os recursos da internet para encenação da leitura dramatizada, além de participações especiais. A realização do projeto seria presencial com a ocupação da BPB, mas devido às restrições de segurança sanitárias decorrentes do Covid-19, o projeto foi readequado para realização virtual.


A Companhia está fazendo uma campanha de arrecadação de livros ao longo do projeto que serão doados para o acervo físico da BPB. Quem tiver interesse em contribuir, basta entrar em contato com o grupo, pelas redes sociais, para combinar a coleta do material.


PROGRAME-SE

Leitura dramática da peça “Os Fuzis da Senhora Carrar"

Dia: 23 de julho de 2021

Horário: Sexta-feira, a partir das 20hrs

Acesso gratuito e livre para todos os públicos

Locais: www.youtube.com/ciaburlesca


QUEM FAZ

Direção: Patrícia Barros

Elenco: Julie Wetzel, Lyvian Sena, Pedro Caroca e Pedro Henrick

Produção: Cia Burlesca

Gestão: V4 Cultural

Designer gráfico: Nara Oliveira

Assessoria de Imprensa: Pedro Henrick

Edição dos vídeos: Mafá Nogueira

Agradecimento: Simone Afonso da Biblioteca Pública de Brasília