CHICO SIMÕES LANÇA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA ONLINE DE SEU ÚLTIMO LIVRO

Narrando as origens do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, “Arte e Manha do Mamulengo - O Conto” terá três apresentações online no mês de setembro.

Foto: Davi Mello

De 2 a 4 de setembro, o brincante Chico Simões estreia o espetáculo Arte e Manha do Mamulengo - O Conto. Nessa nova contação de histórias, Chico irá interpretar o conto autoral que deu vida ao seu segundo livro homônimo, Arte e Manhã do Mamulengo. Será uma contação online, onde os próprios bonecos entram em cena para narrar a origem do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste.


Todas as três apresentações serão transmitidas ao vivo, em formato de live, pelo instagram do Mamulengo Presepada, grupo liderado por Chico Simões. As contações da quinta e sexta (2 e 3) serão às 20h; no sábado (4), às 16h. Na sexta-feira (3), haverá edição especial com tradução em libras. Após as lives de estreia, o espetáculo com libras ficará disponível na íntegra, e com acesso livre, no site do Mamulengo Presepada.


Oralidade que vira livro, livro que vira oralidade

“Arte e Manha do Mamulengo” é um livro-conto escrito por Chico Simões e publicado em 2020. A obra apresenta uma história ficcional sobre a origem do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, também chamado de Mamulengo, onde a brincadeira de “botar bonecos” nasce como invenção de africanos escravizados que buscavam contestar, com irreverência, as relações de desigualdade social a que eram submetidos.


“Escolhi um conto de minha autoria escrito com base em uma história já contada oralmente a várias gerações de mamulengueiros e que chegou até nós graças a Hermilo Borba Filho, que em seu livro, ‘Fisionomia e Espírito do Mamulengo’, transcreveu essa história narrada por Ginú, Januário de Oliveira, famigerado brincante de mamulengos de meados do século passado, em Recife (PE)”, explica Chico Simões.


Acesso ao livro

O público que conferir as apresentações do conto pode também adquirir o livro Arte e Manha do Mamulengo no formato impresso ou baixar a versão digital em PDF. As informações sobre como adquirir a obra estão disponíveis no site www.mamulengopresepada.com.br.


PROGRAME-SE

“Arte e Manha do Mamulengo - O Conto”

DIAS E HORÁRIOS:

02/09 (quinta), 20h

03/09 (sexta), 20h - com interpretação em libras

04/09 (sábado), 16h

Classificação indicativa: livre

Onde assistir: www.instagram.com/mamulengo.presepada

Acesso ao livro: http://www.mamulengopresepada.com.br/livros/


1/3