Após quatro anos sem edições presenciais, o Grande Encontro de Raizeiros, Parteiras, Benzedeiras e Pajés retorna no último fim de semana de maio, proporcionando ao público uma rica imersão em saberes de tradição oral
A sexta edição do RAÍZES - Grande Encontro de Raizeiros, Parteiras, Benzedeiras e Pajés na Chapada dos Veadeiros se aproxima. Entre os dias 25 e 28 de maio, a Vila de São Jorge e a cidade de Alto Paraíso de Goiás receberão cerca de 80 mestras e mestres de saberes tradicionais em saúde para uma viva imersão Cerrado adentro. A programação inclui oficinas, rodas de conversa, benzimentos, saídas de campo na mata, documentários, minicursos, exposições, feiras e noites culturais. Das quase 40 atividades propostas, apenas 4 terão cobrança de ingresso.
Desde a sua primeira edição, realizada em 2016, o RAÍZES tem a missão de salvaguardar, mas também de difundir saberes e fazeres tradicionais em saúde, valorizando o lugar social das mestras e mestres de tradição oral que sempre cuidaram de suas comunidades e que são bibliotecas vivas das ciências ancestrais. Com atividades gratuitas, em sua maior parte, o evento reúne raizeiros, benzedeiras, parteiras e pajés de diferentes territórios, povos e nacionalidades, transformando a Chapada numa escola aberta de reconexão com a ancestralidade.
Na última edição presencial, realizada em 2019, o RAÍZES recebeu mais de 2.000 pessoas vindas de todo o Brasil e de outras nacionalidades. A quinta edição, em 2020, aconteceu no formato online devido a pandemia da Covid-19 e segue disponível na internet. Para além de fortalecer a rede dos saberes tradicionais no território da Chapada dos Veadeiros, o evento busca espalhar novas sementes e inspirar a produção de encontros semelhantes pelo Brasil. É o caso do Encontro de Saberes da Caatinga, realizado na Serra do Araripe (Exu-PE), do Raízes de Ibicoara (Chapada Diamantina-BA), entre outros.
Planta-símbolo da sexta edição
Em cada edição, uma planta medicinal e nativa do Cerrado ganha lugar de destaque nas trocas de saberes do encontro. Em 2023, a planta-símbolo é a Sucupira, que se junta ao Jatobá, Copaíba, Buriti, Barbatimão e Velame-Branco, homenageadas nos anos anteriores. E é em forma de cordel que homenageamos a Sucupira (Pterodon emarginatus) com os ensinamentos poéticos do raizeiro e ambientalista Antônio Alencar Sampaio:
“Sucupira verdadeira
a casca em decocção
para tratar diabete,
tem importante função,
as sementes é pra garganta,
pra tratar infecção".
Campanha de financiamento coletivo
Idealizado pela Três Luas Etnobotânica e Produções Culturais, o RAÍZES é produzido de forma independente e colaborativa por voluntários, doadores e patrocinadores de vários estados. Somente a edição online contou com recursos do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás. Para custear a produção deste ano, está aberta uma campanha de financiamento coletivo (vaquinha online), além de uma série de eventos beneficentes realizados em Alto Paraíso e em Brasília, com o apoio de artistas e benzedeiras locais. Doações também podem ser feitas via PIX e empresas que se interessam pela causa podem atuar como patrocinadoras ou apoiadoras oficiais. Todas as informações sobre como colaborar ou patrocinar, o histórico das edições anteriores e orientações sobre locais e programação estão disponíveis no site oficial www.encontroraizes.com.br.
PROGRAME-SE
RAÍZES - 6º Grande Encontro de Raizeiros, Parteiras, Benzedeiras e Pajés na Chapada dos Veadeiros
QUANDO: de 25 a 28 de maio de 2023
ONDE: Vila de São Jorge e Alto Paraíso de Goiás
ENTRADA: 36 atividades com entrada franca e 4 pagas - verificar programação
CLASSIFICAÇÃO: livre para todas as idades
CAMPANHA DE FINANCIAMENTO: https://www.vakinha.com.br/923701
REDE SOCIAL: www.instagram.com/encontroraizes
CONTATO: 62 9.9941.3464 (Daniela Ribeiro) ou tresluasetno@gmail.com
Comments