CELEBRAÇÃO SIMBÓLICA DE CASAMENTO DE RAFAEL TURSI E ÉRIKA GUEDES

Com casamento marcado, os artistas e professores Rafael Tursi e Érika Guedes emocionaram o público do DF com um vídeo muito representativo. Internado em Taguatinga em decorrência da Covid-19, Tursi e Guedes tiveram uma cerimônia simbólica de casamento, que seria realizado na data de hoje.

Acervo Érika Guedes

Ela é artista visual e atriz. Ele é ator e diretor. Unidos pelo ofício de arte-educadores, Érika Guedes e Rafael Tursi, nomes atuantes na produção cultural de Brasília, são noivos e estavam com o casamento marcado para hoje (10/07). O que parecia tudo bem, foi interrompido pela pandemia da Covid-19.


Érika e Tursi foram contaminados pelo vírus. Os efeitos para cada um foram diferentes. Já recuperada, a professora tem seguido a vida com seus trabalhos remotos. Rafael, por sua vez, tem enfrentado uma longa batalha de recuperação. Nos primeiros dias, o quadro dele foi ficando mais sério, evoluindo para uma tosse constante. Após realizarem os exames no hospital, voltaram para a casa. Dias depois, ele precisou ser internado.


"Primeiro Rafael foi pra enfermaria e depois para a UTI. Com o quadro se agravando, eu recebi um áudio dele dizendo que seria entubado. Foi terrível. O órgão mais afetado foi o pulmão que, naquela altura, estava com mais de 90% de comprometimento", revela Érika.


Tursi deu entrada no hospital Santa Marta, na cidade de Taguatinga/DF, no dia 13 de junho. Foi para a UTI três dias depois e ficou entubado por alguns dias. Em 02 de julho, precisou passar por uma traqueostomia. Agora já está bem melhor e se recuperando aos poucos.


"Foram dias muito difíceis para todos. A família dele mora em São Paulo. Os irmãos vieram visitá-lo. Ele está se recuperando bem. O quadro infeccioso do pulmão reduziu bastante. Agora, irá precisar de cuidados, claro. Ele foi muito guerreiro", explica Érika.


Acervo Érika Guedes

O pedido de casamento aconteceu em grande estilo durante uma das viagens do casal. Diante do Arco do Triunfo, na cidade de Paris/França, os dois trocaram alianças. No dia de hoje, uma surpresa: Érika, as enfermeiras e enfermeiros do hospital realizaram uma cerimônia simbólica de casamento. O vídeo emocionou os seguidores dos artistas nas redes sociais e chegou a ser exibido no principal telejornal local - o DF2, da Globo Brasília. Sobre isso, ela comenta:


"Eu cheguei lá, pedi pra ele fechar os olhos e coloquei a tiara em mim. O hospital em peso já sabia a data do casamento. Quando ele foi internado, ficou muito preocupado com essa questão. Hoje, quando acordou, me perguntou que dia era. Aí as enfermeiras já vieram e foram colocando músicas. Não foi nada combinado. Ele ficou todo feliz".


Rafael, que é diretor do grupo PÉS - Teatro-Dança com Pessoas com Deficiência, segue internado, está consciente e respondendo bem ao período pós-Covid.


Confira o vídeo da cerimônia: