top of page

CCBB BRASÍLIA PROMOVE SARAU GRATUITO COM LITERATURA DE CORDEL

A musicalidade dos versos, as ilustrações em xilogravura e as histórias criativas dos cordéis instigam e prendem a atenção.

O cordelista Sabiá Canuto participa da ação

Difundida principalmente no Nordeste e Norte do Brasil, a literatura de cordel explora elementos do folclore, da história local, além de narrativas de aventura, romance e humor. No dia 19 de maio, às 17h, o Programa Educativo do CCBB Brasília traz ao palco do Sarau dois poetas e cordelistas brasilienses da nova geração: Sabiá Canuto e Davi Mello. O evento é gratuito, mediante retirada de ingresso.


A origem do cordel remonta ao trovadorismo medieval europeu, por volta do século XII. Os trovadores, que eram poetas e músicos, cantavam suas poesias nas cortes europeias. Na Renascença, com a possibilidade de imprimir em larga escala, os versos, que antes eram transmitidos oralmente, começaram a ser impressos em folhetos de papel. As impressões eram penduradas em cordas ou cordéis, como são chamadas em Portugal.


O cordel chegou ao Brasil, no século XVIII, por meio dos colonizadores e enraizou-se, principalmente, no Nordeste. Com linguagem simples, muitas obras são escritas em forma de versos rimados, o que facilita a recitação oral e a memorização. Outra característica marcante é a abordagem de diversos temas de maneira criativa e muitas vezes surpreendente. Esse estilo influenciou escritores como João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna e Guimarães Rosa.


Inspirado pela tradição literária nordestina e nortista, o Programa Educativo do CCBB Brasília promove, no dia 19 de maio, às 17h, o Sarau Cordéis Cerratenses. Os cordelistas Sabiá Canuto e Davi Mello sobem ao palco para recitarem algumas de suas obras e encantarem o público.


Descendente de nordestinos, Sabiá cresceu na Ceilândia e se formou em Letras pela UnB. Foi durante a graduação que escreveu e publicou seus primeiros folhetos de cordel. Além de dedicar-se à poesia popular, Davi toca pífano, espécie de flauta, e batuques. Participa de feiras e eventos onde recita e expõe suas obras de cordel.   

 

PROGRAME-SE

Sarau Cordéis Cerratenses

Horários: dia 19 de maio, às 17h.

Faixa etária: Livre

Duração: 60 minutos

Atração gratuita, com retirada de ingressos a partir das 9h, no dia do evento, presencialmente ou no site www.ccbb.com.br/brasilia/ccbb-educativo/

Comments


bottom of page