CACÁ CARVALHO APRESENTA "A PRÓXIMA ESTAÇÃO - UM ESPETÁCULO PARA LER"

A peça faz estreia e temporada de 08 a 13 de setembro de 2021, sempre às 20h, no canal do Youtube da Corpo Rastreado. Em todas as sessões, ao final, Cacá Carvalho participa ao vivo de conversa com os espectadores.

Foto: Lenise Pinheiro

O ator Cacá Carvalho apresenta, pela primeira vez on-line, o espetáculo “A Próxima Estação - Um espetáculo para ler”, escrito pelo premiado dramaturgo italiano Michele Santeramo, encenado na Itália pelo próprio autor no início de 2015, com excelente repercussão da crítica.

Desta vez, o homem e sua crise em viver - centro do interesse artístico de Cacá Carvalho -, é foco do casal Violeta e Massimo que juntos repassam o curso de suas vidas em seis estações, marcadas por intervalos de uma década, ao longo de 50 anos, de 2015 a 2065.

O espetáculo pontua as alterações deste percurso comum aos dois, os pequenos e grandes embates do relacionamento, as modificações de seus desejos, a expressão da ternura, a maneira como eles se divertem, a inata delicadeza e as adaptações que terão de enfrentar impostas pelo novo modo de vida de um futuro fictício, no qual pulsações profundas, desejos e paixões se deslocam no tempo.

Para tratar do futuro contendo o tempo presente, o autor concebeu o texto teatral para, como explicita o subtítulo, ser lido. Cacá Carvalho sobe ao palco acompanhado de dois “protagonistas”, desenhos criados pela artista plástica e performer italiana Cristina Gardumi a partir do estudo do texto de Santeramo. Para traduzir a história de 50 anos de vida de Violeta e Massimo em imagens, Cristina criou criaturas humanas animalizadas ou animais humanizados com traços de extrema delicadeza, unindo gestualidade teatral, emoções e profundos impulsos.

O diálogo, portanto, não é encenado, mas lido pelo ator. Legendas acompanham os desenhos projetados em um painel, e desempenham um papel fundamental para que se estabeleça o jogo teatral: projetadas com legendas, são lidas pelo espectador, criando um fluxo de diálogo entre o espectador, a página escrita e a mediação evocativa da voz do ator.


Em um espetáculo “para ler”, Cacá Carvalho está no palco e dialoga com a projeção das imagens de Cristina Gardumi. Lê a história de Violeta e Massimo, um casal cheio de ironias, poesias, conflitos, que vive junto por 50 anos. Vivem até o ano de 2065, em desentendimento com o mundo e o tempo vivido. As imagens cumprem o papel de dar fisicalidade aos personagens que se comunicam através da voz de Cacá.

QUEM FAZ

Com Cacá Carvalho (Carlos Augusto CarvalhoPereira)

Texto e Direção: Michele Santeramo

Tradução: Cacá Carvalho

Ilustrações: Cristina Gardumi

Coordenação Artística: Márcio Medina

Assistente de Direção na Itália: Erica Artei

Colaboração Artística: Roberto Bacci

Músicas Originais: Sergio Altamura, GiorgioVendola e Marcello Zinn

Sonorização e Projeção: Kako Guirado e TiagoMello

Iluminação: Fabio Retti

Operação de vídeo, som e luz: Michelle Bezerra

Fotografia: Lenise Pinheiro

Captação e edição de vídeo: Junae Andreazza

Assessoria de Imprensa: Canal Aberto | Márcia Marques

Produção: Corpo Rastreado | Thaís Venitt

PROGRAME-SE

A Próxima Estação - Um espetáculo para ler, de Michele Santeramo

Espetáculo solo com Cacá Carvalho

De 8 a 13 de setembro de 2021, sempre às 20h*

*Após o espetáculo, o ator participa ao vivo de um bate-papo com o público, via chat da plataforma

Gratuito, acesso direto no Youtube da Corpo Rastreado

Duração: 70 min | Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos

Gratuito

1/3