© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por Josuel Junior e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W

Para sugestão de pauta, envie release o e-mail:

falecomportalconteudo@gmail.com

  • Josuel Junior - Editoria

BRASÍLIA SHOPPING RECEBE FESTIVAL DE TEATRO DE BONECOS

Em março, o teatro de bonecos encanta o público de todas as idades no Brasília Shopping.

Nas manhãs de sábado, bonecos e bonequeiros da Associação Candanga de Teatro de Bonecos (ACTB) desembarcam, sempre às 11h, espalhando magia e simpatia no II Festival de Teatro de Bonecos no Teatro Brasília Shopping.Com direção de Eder Paiva, acreano, radicado na França e que já integrou companhias europeias como: a Roy de Lux na França, movie pipo na Inglaterra, Karomato na República Tcheca entre outras, a Companhia Jatobá abre o festival com o espetáculo “As Aventuras de Benedito”.


Em cena, Benedito e seu musico narram, uma leitura espirituosa da realidade árida e alegre do Nordeste do Brasil, dia 7 de março, sábado, às 11h.Já no fim de semana seguinte, a Cia Jorge Crespo de Teatro de Bonecos apresenta a peça “Inventos Alegres do Vovô”. Boneco criado por Jorge Crespo, Vovô atuou no programa infantil “Canta Conto”, da TV Educativa, no Rio de Janeiro juntamente com Bia Bedram. Uma fantástica oficina de reciclagem de objetos velhos que, com o entusiasmo e a boa vontade do Vovô, adquirem novas e importantes funções. O Boneco Vovô está sempre preocupado em realizar um invento útil para resolver as dificuldades de relacionamento e de compreensão entre os seres humanos.


Para mostrar a importância da leitura e da imaginação, o espetáculo “Este Conto Não é Meu” traz a estória do menino Pacho, que recebe a visita inusitada de Pepino, uma criatura verde que aparece no seu quarto, logo após ser expulsa do livro que estava lendo. Por meio de uma empanada-teatro móvel, a Cia Trapusteros permite aos bonecos de luva alternarem entre quatro cenários durante o espetáculo, o público poderá ajudar Pacho a encontrar o conto perfeito para devolver Pepino aos livros.


Para encerrar o II Festival de Teatro de Bonecos, a Cia Teatro Carneiro Voador pousará no Teatro Brasília Shopping, dia 28 de março, sábado, às 11h, com a peça “Cigana Esmeralda”, trazendo a estória do imaginário popular nordestino que encanta o espectador com a sua forma simples e irreverente ao falar de como vivem os artistas de rua, ditos mambembes.


A Associação Candanga de Teatro de Bonecos – criada em 1997, reúne 22 grupos no DF, com o objetivo de proporcionar ricos momentos de interação entre os bonequeiros e a comunidade. As manhãs de sábado, durante todo o mês de março, no Teatro Brasília Shopping, serão alegradas por algumas dessas trupes. O circuito tem também a finalidade de promover a circulação de espetáculos de teatro de bonecos com várias linguagens, abrangendo a diversidade dos grupos associados. A ACTB é filiada à Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB) e a União Internacional da Marioneta (UNIMA), formando uma rede mundial de difusão dessa arte milenar.


PROGRAME-SE

PRODUTO: II Festival de Teatro de Bonecos

ONDE: Teatro Brasília Shopping QUANDO: Todos os sábados de março, às 11 horas Dia 07 – Cia Jatobá apresenta As Aventuras de Benedito Dia 14 – Cia Jorge Crespo apresenta Inventos Alegres do Vovô Dia 21 – Cia Trapusteros apresenta Este Conto Não é Meu Dia 28 – Cia Teatro Carneiro Voador apresenta Cigana Esmeralda

QUANTO:

Ingressos: Inteira e meia a R$ 20 e R$10, à venda na bilheteria do teatro, a partir de uma hora antes do espetáculo. CLASSIFICAÇÃO: Livre Mais informações para o público: (61) 2109-2122 e www.brasiliashopping.com.br