top of page

ATUNBI ESCOLA DE TEATRO SE DESTACA NO DF USANDO TEATRO COMO FERRAMENTA PARA A COMUNICAÇÃO

A Atunbi Escola de Teatro trabalha a comunicação, a expressividade e o autoconhecimento através do fazer artístico.

Foto: @nathbritto

Atunbi em yourubá significa RENASCER e talvez essa seja a melhor definição para o trabalho desenvolvido por Lucélia Freire e sua equipe. Com 17 anos de trabalho ativo em Brasília, antes com o nome No Ato Produções, a escola já atendeu mais de 2.500 alunos.


Em 2021, após os desafios enfrentados pela pandemia, a No Ato Produções foi extinta e renasceu com nova roupagem e novo título: Atunbi Escola de Teatro!


"Aqui acreditamos que a força do encontro entre as pessoas, que o contato humano, olho no olho muda cada indivíduo. Este efeito celular transforma o mundo pouco a pouco. E nós somos os agentes de transformação.", comenta Lucélia.


De 2016 até a pandemia, Lucélia fez uma pós em arte-terapia e isso serviu de estímulo para uma mudança na estrutura pedagógica. De acordo com a artista, o que ela estava prevendo era um lugar onde fosse possível trabalhar com mais amorosidade e em grupo.


Em curso com Cristiane Sobral em 2007, lançou seu olhar também à dramaturgia. Por um período, viajou pelo Brasil com o grupo de teatro de rua "Brinca Aqui Brinca Acolá", dando início à sua atual pesquisa independente em cultura popular, firmando parceria com o mestre Jorge Marino e ajudando a perpetuar a memória e raízes das danças populares. Cursou na Oficina de Iniciação Teatral Circo Íntimo e atou como professora por três anos no curso de Teatro Infantil na Cia Teatral Néia & Nando. Trabalhou como professora em projetos sociais, priorizando a inclusão de meninos e meninas de rua e comunidades carentes, realizando projetos nas localidades do Varjão, São Sebastião, Planaltina, Estrutural, Sobradinho e no centro de Brasília.


Como Dramaturga e Diretora, trabalhou em "Butiquim do Noel", "De Boas Intenções o Inferno tá cheio", "Alô Comunidade", "Nobre Vagabundo", entre outros. Em 2013, com sua Cia de Teatro No Ato, assinou dramaturgia e atuou no espetáculo "Maranhado de histórias" em escolas públicas do DF.


Em 2024 a equipe de professores da Atunbi é composta pelos profissionais Lucélia Freire, Roger Vieira, Maia Sallemar e Nei Cirqueira. O psicanalista Lucas Mendes auxilia na construção do processo metodológico adotado pela equipe da Atunbi. Sobre isso, Lucélia comenta:


"Depois que eu termino de fazer toda a programação do semestre, peço ajuda ao Lucas pra pensarmos juntos na questão do autoconhecimento. Não é terapia, mas é algo terapêutico, claro. Eu, como profissional de teatro, sei que há um limite caso as provocações artísticas acessem locais mais sensíveis nos participantes. Por isso, a presença de um profissional capacitado é tão importante."


Para 2024, a ideia da Atunbi é seguir trabalhando com qualidade e expandir o mercado no DF. O plano é ampliar os cursos oferecidos para depois a equipe pleitear vagas em Editais que contemplem as comunidades, principalmente as RA's.

"Profissionais de outras áreas buscam a Atumbi para que possam se instrumentalizar e seguir seus projetos pessoais, sejam eles artísticos ou não. Isso é economia de comunidade. É economia criativa! É preciso que existam diferentes cursos e diferentes propostas de trabalho. O que enfraquece toda a cadeia produtiva são os colegas acreditaram que uma escola é melhor ou pior do que a outra. A diferença entre processo metodológico é o que garante a diversidade do trabalho e o agito desse mercado. É saber oferecer seu trabalho sem precisar desprestigiar os dos outros.", finaliza a professora.


PROGRAME-SE

Matrículas abertas para os cursos de 2024.

Informações

Wpp: 61993114525

Comentarios


bottom of page