ARTISTA GAÚCHA EQUILIBRA MANUALIDADE E TECNOLOGIA NA MOSTRA 'EXTRAVAGANTE"
- Josuel Junior - Editoria
- 12 de mai.
- 2 min de leitura
Liana Timm resgata desenho como atividade diária e o combina com técnicas digitais

A artista visual Liana Timm produziu mais de 400 desenhos em lápis de cor da pandemia para cá, resgatando a gestualidade que havia ficado adormecida durante o tempo em que a exploração digital esteve em primeiro plano na sua atividade artística.
Agora, na mostra “Extravagante”, em cartaz na Macun Livraria e Café, em Porto Alegre, até 6 de julho, ela exibe 30 obras que reúnem técnicas analógicas (desenho, pintura) e digitais (via computador). "As imagens, após retrabalhadas digitalmente e transferidas para telas, resultaram numa técnica pessoal que mixa o analógico e o digital, criando um equilíbrio entre manualidade e tecnologia”, explica a artista, que tem 55 anos de uma carreira profícua e reconhecida.
Analisando a série produzida, Liana nota que o conjunto de obras “parece querer dar conta, através da ilusão de ótica e efeitos de linguagem, da mutabilidade do mundo e suas ilimitadas possibilidades”. Em meio a cores fortes ou esfumaçadas, aparecem personagens em estado de perplexidade e indagação. O olhar, quase sempre vago, quer simbolizar a solidão humana, o pensamento ativo e a emoção à flor da pele, descreve a artista multimídia.
Arquiteta por formação – graduou-se na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), onde também lecionou no curso por 20 anos -, Liana reforça que “Extravagante” é uma exposição na qual se afirma como linha condutora “o dentro para fora”, abrindo tanto para o artista quanto para o observador novas possibilidades e descobertas.

“Liana nos diz que o tema da hora não é só o da hora, e sim questões irresolvidas da humanidade que ainda nos perseguem. Laço do singular com o coletivo. Questões em ebulição, que atravessam e nos alcançam. E que possam encontrar expressão. Com nova combinatória, com a possibilidade de novo movimento. Não é remanejamento do antigo, mas sim ato criativo”, diz a psicanalista Lúcia Serrano Pereira sobre a exposição.
PROGRAME-SE
Extravagante, exposição de Liana Timm
Local: Macun Livraria e Café
Endereço: Rua Octávio Corrêa, 67, Cidade Baixa, Porto Alegre
Visitação: até 6 de julho, de terça-feira a sábado, das 13h às 20h; domingo, das 14h às 20h
Entrada gratuita
Comments