"ARRAIAL CORAÇÃO SÃO JOÃO" NO CCBB BRASÍLIA

Todo o colorido dos festejos de arraial com shows de Jorge Du Peixe, Forró Red Light, Trio Araticum e Xaxado Novo, além das quadrilhas, juninas Si Bobiá a Gente Pimba e Formiga da Roça.

No coração do Brasil, onde pulsa arte e diversidade, Brasília se enriquece com a presença e grandeza da cultura de tradição nordestina. Trazida por migrantes da região, já na construção da cidade, as múltiplas vertentes originárias de lá não param de influenciar a produção cultural daqui. Ora por meio da intensa pesquisa criativa de jovens ou experientes artistas locais, ora por outros que vêm de passagem.

E com essas cores, ritmos e pluralidade, o Quintal do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília será transformado em um grande e festivo Arraial Julino nos dias 30 e 31 de julho, sábado e domingo, a partir do meio-dia. O Arraial, com fomento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF, via LIC - Lei de Incentivo à Cultura do DF, tem entrada franca mediante a doação de 1Kg de alimento.

Livre para todos os públicos, o evento prestará especial atenção às pessoas com deficiência, por meio de equipamentos, contratação de profissionais e ferramentas de acessibilidade. Ingressos já disponíveis em https://ccbb.com.br/brasilia/programacao/arraial-coracao/

No Arraial Coração São João, realizado pela produtora brasiliense Palco Comparsaria Primeira de Talentos, jovens, crianças e adultos irão assistir à apresentações de quadrilhas, shows musicais e se deliciar em praça de alimentação, com serviço de pratos regionais. Tudo vai acontecer emoldurado por uma decoração, que promete encantar a todas e a todos, e ao som de DJs animando a festa.

Entre atrações do Distrito Federal, como Forró Red Light e Trio Araticum, e também de outras regiões, a exemplo de Jorge Du Peixe, Xaxado Novo e Cláudio Rabeca, o público vai apreciar shows que reverenciam os repertórios de grandes nomes do vasto gênero musical do forró. Seja em apresentações de versões autênticas, releituras contemporâneas, bem como de trabalhos autorais.

Especialmente para a criançada, o Arraial Coração São João vai oferecer uma super programação com espetáculo de teatro de boneco, show de palhaçaria, oficinas de perna-de-pau e de bola de gude, além de barraquinhas com brincadeiras típicas de festas juninas e, por todo o Quintal do CCBB, brincadeiras infantis. E nas tardes, dos dois dias, será formada uma grande Quadrilha Julina com a participação de toda a meninada presente.

As atrações musicais do Arraial Coração São João do CCBB:

O pernambucano Jorge Du Peixe sobe ao palco com formação completa de sua banda para apresentar - show inédito em Brasília - do seu mais recente álbum Baião Granfino, que traz versões das músicas de Luiz Gonzaga.

O Forró Red Light, da dupla de brasilienses Geninho Nacanoa e Ramiro Galas, traz inovação a um dos estilos mais consagrados - o forró. Nas suas versões e remixes, temperam com uma pitada de batidas eletrônicas. As músicas autorais, com bases eletrônicas e samples, fazem um forrobodó live PA de arrasta-pé do futuro. No show, músicas do Brasil e do mundo se misturam ao som do Baião ou Forró Pé de Serra.

O brasiliense Trio Araticum, formado pelos experientes George Lacerda (voz, triângulo e representante do grupo), Rodrigo Zolet (sanfona) e Gabriel Tomé (zabumba), faz frutificar no cerrado, a partir de suas raízes fincadas no nordeste brasileiro, o gosto acentuado de xotes, xaxados, arrastapés e baiões, com um repertório recheado de Gonzagão, Dominguinhos, Jackson e Marinês.

Com três álbuns lançados, além de singles e EPs, a paulista Xaxado Novo, grupo de forró de rabeca, vai além das influências tradicionais. No show, uma fusão do forró com ritmos e timbres pulsantes do POP à MPB. O repertório, na maior parte autoral de pegada latino-americana e oriental, traz ainda releituras de canções de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca.

O artista potiguar radicado em Olinda e com 23 anos de carreira, Cláudio Rabeca é compositor, cantor e luthier, já integrou o Maracatu Nação Estrela Brilhante, o Cavalo Marinho Estrela de Ouro e o Quarteto Olinda. No Arraial Coração São João, ele sobe ao palco para participações especiais em shows de outras atrações.

As Quadrilhas Juninas:

A Quadrilha Si Bobiá a Gente Pimba, fundada em Samambaia no ano de 1992, irradia alegria e irreverência onde se apresenta com seu elenco de integrantes moradores de diversas regiões do DF.

O repertório dá suporte à narrativa ao contextualizar cada ato e leva o público a interagir com a história. Na coreografia, o alinhamento da dança de quadrilha com passos de outras igualmente populares. Enquanto na cenografia e no figurino, referências da identidade do sertanejo e a força e a riqueza do sertão. A maquiagem reflete a fragmentação humana, feita de memórias, lutas e saudade.

A Quadrilha Junina Formiga da Roça, fundada em 8 de julho de 1996, é um dos maiores expoentes da cultura junina da capital. Com sua comitiva formada por 56 integrantes, incluindo a banda regional Forró de Feira, a Formiga da Roça tem o objetivo de alegrar, encantar e emocionar o público, mostrando o que há de mais belo na rica cultura popular nordestina.

Espetáculo de teatro de bonecos:

Em O Romance do Vaqueiro Benedito, peça da companhia de teatro Mamulengo Presepada, alguns personagens são clássicos da cultura popular e de parentesco próximo com os da Commedia Dell`Arte, outros bem brasileiros, alguns mitológicos e tem ainda animais simbólicos.

Grávida, Margarida foge da fazenda do Capitão João Redondo com Benedito e o boi Estrela. Ao chegarem na cidade grande, buscam morada entre a comunidade, a plateia presente. O Capitão os persegue, bem como a todos que se põem no caminho.

Entre lutas e celebrações, nasce o menino de Margarida. O roteiro da apresentação pode variar, com muito improviso, mas sempre tratará de questões que se identificam com qualquer plateia.

Show de palhaçaria:

Chico Simões apresenta o palhaço Mateus Caramelada da Lelé Bicuda. Brincante de reisado, bumba-meu-boi, guerreiro de folias, mágico e ventríloquo, este contador de causos e menestrel contemporâneo promete bendizer o público, que participará das cenas que contam histórias de amor nas terras de São Saruê, onde se vive tudo que se imagina.

DJs:

A reverência de Odara Kadiegi, DJ e produtora musical, pela música vem de cedo e o pontapé inicial de tudo começou com a coleção de discos de vinil que herdou do pai. Seus sets transitam entre as sonoridades tropicais e as bases são de música brasileira, africana e latina. Já tocou ao lado de grandes da moderna MPB, como Marina Sena, Xamã, Baco Exu do Blues, Russo Passapusso dentre outros muitos.

A DJ brasiliense Tamara Maravilha é residente do Bloco Tuthankasmona e das festas Baile Maravilha e da Terreirada. Seus sets, recheados com todas as brasilidades da moderna MPB, já rodaram o Brasil e o mundo.

Natural de Brasília e filho de cearenses, Léo Pé de Serra se diz forrozeiro de alma. Apaixonado pelo ritmo, é pesquisador e começou como DJ em 2005. Em passagem por Fortaleza, foi empresário e produtor de Messias Holanda. De volta a sua terra natal, em 2017, continuou produzindo e tocando em eventos e shows. No repertório de seus sets, brasilidades como coco, maracatu, baião, choros e sambas.

PROGRAME-SE

Arraial Coração São João do CCBB Brasília

Local: Quintal do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

Endereço: SCES, Trecho 02, lote 22

Dias: sábado, 30, e domingo, 31 de julho de 2022

Horário: das 12h às 22h

Ingressos: entrada franca, mediante a doação de 1Kg de alimento não perecível, os bilhetes podem ser retirados em ccbb.com.br/brasilia/programacao/arraial-coracao, disponíveis a partir do dia 20 de julho.

Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Informações: (61) 3108-7600 ou ccbbdf@bb.com.br

Sábado, 30 de julho

Das 12h às 18h: Barracas de Brincadeiras Típicas - Pescaria, Boca de Palhaço, Rabo do burro, Argolas e Correio Elegante

Das 15h30 às 18h: Brincadeiras Tradicionais - Amarelinha, Corre Cotia, Batata Quente, Pula Corda, Elástico, Dança da Cadeira, Escravos de Jó, Brincadeiras com Balões e Bolha de Sabão; e Oficinas - Perna de Pau e Bola de Gude

Às 15h: Espetáculo de Teatro de Bonecos - “O Romance do Vaqueiro Benedito”, da Companhia Mamulengo Presepada

Das 15h30 às 18h30: DJ Léo Pé de Serra

Às 17h: Quadrilha Junina Infantil com o público, animada pelo DJ Léo Pé de Serra e por Cláudio Rabeca

Shows:

Às 18h30: Quadrilha Junina Formiga da Roça

Às 19h: Xaxado Novo

Às 20h30: Trio Araticum com participação de Cláudio Rabeca

Domingo, 31 de julho

Das 12h às 18h: Barracas de Brincadeiras Típicas - Pescaria, Boca de Palhaço, Rabo do burro, Argolas e Correio Elegante

Das 15h30 às 18h: Brincadeiras Tradicionais - Amarelinha, Corre Cotia, Batata Quente, Pula Corda, Elástico, Dança da Cadeira, Escravos de Jó, Brincadeiras com Balões e Bolha de Sabão; e Oficinas - Perna de Pau e Bola de Gude

Às 15h: Apresentação do palhaço Mateus Caramelada da Lelé Bicuda, com Chico Simões

Das 15h30 às 17h30: DJ Tamara Maravilha

Às 17h: Quadrilha Junina Infantil com o público, animada pelo DJ Léo Pé de Serra e por Cláudio Rabeca

Shows:

Às 17h30: Quadrilha Junina Si Bobear a Gente Pimba

Às 18h: Gosto Do Amor com participação Cláudio Rabeca

Às 19h: DJ Odara Kadiegi

Às 20h: “Baião Granfino”, show de Jorge Du Peixe pela primeira vez em Brasília

Às 21h30: Forró Red Light

AS MAIS LIDAS DA SEMANA...