top of page

SASSARICANDO VOLTA EM SETEMBRO

Pela primeira vez, a versão original de uma novela será exibida no mesmo período em que seu remake volta ao ar. Enquanto Sassaricando passa no Viva, a Globo reprisa Haja Coração! Na trama, os "sassaricos" de Paulo Autran.

A primeira coisa importante a saber sobre "Sassaricando" é que o título não tem nada a ver com a trama. Silvio de Abreu, o autor, revelou em entrevista ao projeto Memória Globo que o ator Paulo Autran havia confessado que gostaria de trabalhar com a atriz Tônia Carreiro. Pensando nisso, Silvio fez uma novela em que a personagem dele, chamada Aparício Varella, se apaixonaria por três mulheres ao mesmo tempo: Penélope (Eva Wilma), Leonora (Irene Ravache) e Rebeca (Tônia Carreiro). Aparício só teve coragem de encarar as três mulheres após a morte de sua esposa: a cruel Teodora Abdalla, que volta das profundezas para atormentá-lo.


Entendida a história, vamos ao título... Um dia, muito antes da obra ser concebida, Daniel Filho (diretor de teledramaturgia na época) brincou com amigos e disse que tinha um título ótimo para uma novela, mas que ninguém nunca havia usado: Sas-sa-ri-can-do. Silvio de Abreu, que estava entre os amigos, se manifestou e disse que toparia dar esse nome à uma novela. Assim, a trama de Paulo Autran com Tônia Carreiro virou "Sassaricando" - clássico da televisão brasileira.


A novela contou também com outros núcleos com personagens importantes: Havia a popular personagem Tancinha, vivida por Cláudia Raia. A feirante paulistana falava tudo errado e logo caiu no gosto dos telespectadores; Do outro lado da história, a excêntrica herdeira milionária Fedora (Cristina Pereira) e o vigarista Leozinho (Diogo Vilela), com seus hilários jogos sexuais; Por fim, Bob Bacall, interpretado por Jorge Laffont (a Vera Verão). Na novela, a personagem Bob ficava numa boate, treinava bailarinas, até que na reta final, descobre-se uma organização mafiosa no lugar, mostrando outra faceta da personagem.


Enquanto "Sassaricando" dá o ar de sua graça nas tardes do Canal Viva, "Haja Coração", sua segunda versão, será exibida no horário das sete da Globo, em decorrência da paralisação das gravações das novelas inéditas ocasionadas pela pandemia do novo coronavirus.


"Sassaricando" é a substituta de "Brega & Chique",


bottom of page