top of page
  • davicdm

ALUNOS DE OFICINAS ARTÍSTICAS SE PREPARAM PARA FESTIVAL QUE ACONTECERÁ NO RIACHO FUNDO I

Projeto Riacho das Artes está acontecendo desde setembro, oferecendo oficinas de Teatro, Percussão e Construção de instrumentos no IFB do Riacho Fundo I. Os alunos irão se apresentar no dia 14 de dezembro, no Festival Riacho das Artes, que contará com grupos culturais da cidade

Desde setembro está acontecendo na cidade o Riacho das Artes, um projeto que oferece oficinas artísticas no IFB do Riacho Fundo I, levando ao público a diversidade da nossa cultura, com música, teatro e dança. Inspirando a expressão, a criatividade e a sensibilidade, o Riacho das Artes resgata o pulsar da cultura brasileira, movimentando corpos, almas e corações. As oficinas oferecidas pelo projeto são: Teatro - O Corpo rítimico, com Dani Neri; Construção e prática de Cajón, com Benjo Benitez; e Percussão e ritmos brasileiros, com Pedro Tupã. A oficinas estão acontecendo desde 17 de setembro e vão até dezembro, e são gratuitas. Os alunos, no momento, se preparam para o Festival Riacho das Artes, onde mostrarão seus ensinamentos no evento, ao lado de grupos renomados, como o Tambores Urbanos, Grito de Liberdade e The Gust MC'S. O Festival será dia 14 de dezembro, sábado, das 16h às 22h, no Riacho Fundo I, ao lado da Administração Regional.

Sobre as Oficinas Teatro: o corpo rítimico, com Dani Neri -  quartas-feiras - das 14:30 às 17:30   A metodologia utilizada é uma mistura de exercícios e jogos com o objetivo de libertar a criatividade, aumentar a consciência corporal, vocal e emocional que capacita os alunos para a montagem de uma apresentação ao final do curso. Todas as aulas terão inicio com um alongamento do corpo e aquecimento da voz. O foco do trabalho a ser desenvolvido está no aqui chamado “corpo rítmico”, ligado ao estimulo a criação de movimentos em diferentes frequências conduzidos por musicas gerando o entendimento de fraseados musicais, subdivisões rítmicas e pulsadas. 

Percussão e ritmos brasileiros, com Pedro Tupã -  terças-feiras - das 14:30 às 17:30  A oficina tem como proposta o resgate da cultura popular brasileira , a partir de ritmos que tem raízes principalmente no Nordeste, como o baião, maracatu de baque virado, samba de coco e ciranda. A oficina prevê tambem a prática dos ritmos relacionados a capoeira e a cultura afro-brasileira. Os participantes receberão uma apostila contendo: nomes dos instrumentos, partitura de ritmos, letras das músicas Todas as aulas começarão com aquecimento e alongamento vocal e corporal.

Construção e  prática de Cajón, com Benjo Benitez -  terças-feiras - das 14:30 às 17:30    Neste curso, os participantes irão aprender a construir e tocar o Cajón, instrumento que surgiu no Peru Colonial, onde os negros africanos separados de seus instrumentos de percussão, utilizaram-se de caixas de madeira para tocarem seus ritmos. Foi uma ferramenta de libertação de suas expressões artísticas em tempos de repressão e escravidão. Pelo seu baixo custo de fabricação e versatilidade sonora é muito utilizado nos dias atuais e cada vez mais disseminado e absorvido por outras culturas do mundo. 

O projeto Riacho das Artes é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Distrito Federal.

bottom of page