8º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CIRCO DO CEARÁ ABRE INSCRIÇÕES

Sete oficinas, dois encontros com artistas circenses do Ceará e um seminário sobre memória, economia e desenvolvimento do circo compõem a programação. As inscrições são gratuitas.

O Programa Luz no Picadeiro, eixo de formação da 8ª edição do Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC), está com inscrições abertas de 08 a 21 de novembro. São sete oficinas, dois encontros e um seminário sobre assuntos relacionados ao mundo circense, que ocorrerão de 02 a 15 de dezembro em Fortaleza, Eusébio, Itapipoca e Paracuru, de forma presencial, respeitando os protocolos sanitários adotados no período. Os interessados podem se inscrever no site: www.festivaldecircoceara.com. O resultado dos participantes selecionados será divulgado no dia 26 de novembro.


A ação tem como objetivo preservar e difundir o saber circense através do ensino periódico de técnicas, valorizando a tradição e explorando novas possibilidades na busca do aperfeiçoamento nas diversas técnicas circenses fortalecendo os processos de formação, produção, capacitação e instrução de artistas circenses cearenses.


OFICINAS

Todas as oficinas contam com 20 vagas disponíveis. Em Fortaleza, a “Oficina de Bambolês – confecção e técnica intermediária e avançada” será com a artista e produtora de circo e teatro de bonecos Irlana Melo, de 02 a 04 de dezembro, das 14h às 17h, na Vila das Artes. Em Eusébio, a Associação CircoLar Sr. Juarez receberá duas oficinas do festival, que ocorrerão simultaneamente nos dias 04 e 05 de dezembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h. São elas: “Oficina de Construção de Trapézio” com o malabarista e acrobata Jaderson Nobre; e “Oficina de Construção de Lira” com o acrobata especialista em ginástica de solo, Pedro Lopes.


Em Paracuru, nos dias 13 e 14 de dezembro, das 14h às 18h, acontecerá a “Oficina de Música Excêntrica” com o cantor e dramaturgo Orlângelo Leal, na sede da Banda Municipal Mestre Pixuna. Já na Sede da Escola de Música de Paracuru, de 13 a 15 de dezembro, das 14h às 18h ocorrerá a “Oficina de Palhaçaria e Formas Animadas” com o multiartista Chico Henrique.


Também de 13 a 15 de dezembro, duas oficinas serão realizadas em Itapipoca. Pela manhã, das 8h às 12h, a “Oficina de Iniciação a Perna-de-pau” com o acrobata, malabarista e equilibrista Eron Souza, na Escola Maria Magalhães. Já à tarde, das 14h às 18h, a “Oficina de Comicidade urbana – Olha o Palhaço no Meio da Rua” com o artista cênico-visual João Victor Ferreira, na Casa de Teatro Dona Zefinha.


ENCONTROS

O festival realizará dois encontros presenciais com artistas circenses. Com o tema “O ensino da palhaçaria – É possível ensinar e aprender palhaçaria? Experiências Pedagógicas: Escolas e Tradição”, o primeiro ocorrerá no dia 09 de dezembro, às 14h, com mediação da atriz e bailarina Sâmia Bittencourt e do diretor artístico do FICC, Ângelo Márcio. O evento será realizado no Teatro São José com a participação dos artistas Rafael Melo (Integrante do Grupo Desequilibradoz), Wanderson Brasil (Palhaço Baratinha), Cláudio Ivo (Multiartista), Pimenta (Palhaço), Aldrey Rocha (Fundador do K’Os Coletivo) e Richard Riguetti (diretor da Escola Livre de Palhaço - ESLIPA).


“Comicidade Feminina – A mulher na palhaçaria e no humor” é o assunto do segundo encontro que ocorrerá no dia 10 de dezembro, às 14h no Teatro São José. Sob mediação da atriz e bailarina Sâmia Bittencourt, a conversa contará com a participação das artistas Jordana Nascimento (Mutiartista que integra o Coletivo Bota o Teu e a Rede de Comicidade Feminina do Ceará), Maruska Ribeiro (Iluminadora cênica e integrante do Coletivo Marminina), Amanda Santos (Palhaça e integrante do Coletivo FusCirco) e Karla Karenina (atriz /humorista criadora da personagem Meirinha).


SEMINÁRIO

Entre oficinas e encontros ocorrerá de 06 a 08 de dezembro, às 14h, o IV Seminário de Artes Circenses: O lugar do circo - Memória, Economia e Desenvolvimento, no auditório da Vila das Artes. O primeiro painel “O Circo na Economia da Cultura – Contexto e Desafios” será nos dias 06 e 07, com mediação da produtora cultural Andrea Vasconcelos. O bate-papo contará com a participação de Ivânio Azevedo (Cientista Chefe da Secretaria da Cultura do Ceará), Reginaldo Aparecido Calvo (Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará – APAECE), Lenildo Gomes (Diretoria de Articulação Institucional do Instituto Dragão do Mar - IDM), Cattleya Gomes (Coordenação de Economia Criativa do SEBRAE-CE), Laizi Fracalossi (Coordenação de Economia da Cultura da Secult-CE), Luis Carlos Sabadia (presidente da Câmara Setorial de Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará - Adece) e Ana Cláudia Vieira (Coordenadora da Escola Pública de Circo da Vila das Artes).


“Memórias do Circo Cearense” é o tema do segundo painel, que será no dia 08, com mediação do multiartista e Commedia dell'arte, Cláudio Ivo e da professora e pesquisadora Inambê Sales. Os participantes convidados para essa discussão são: Edson Pinto Brandão (Integrante da família Brandão, principal família circense do Brasil), Francisco Edson Alves Brandão (Palhaço Consultinha), Círio Santos (Proprietário do Circo Mirtes), José de Abreu Brasil (Pimenta, o mais antigo palhaço em atividade do Ceará) e Rayara Santana (artista da família circense Santana, uma das primeiras que chegaram no Ceará).


Apresentado pelo Ministério do Turismo e Atacadão, o 8º Festival Internacional de Circo do Ceará é financiado via Lei de Incentivo à Cultura. Tem patrocínio do Grupo Dass, da Lunelli, apoio institucional da Vila das Artes, através da Escola de Circo. Apoio da Jaguatêxtil, da Multicor e da Parlare e parceria da BG Soluções Sociais. A coprodução é da Indústria da Arte. Realização: Iluminura Produtora Cultural, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.


SERVIÇO

8º Festival Internacional de Circo do Ceará | Programa Luz no Picadeiro – Inscrições de 08 a 21 de novembro, pelo site do Festival: https://www.festivaldecircoceara.com/. Resultado dos selecionados: 26 de novembro. Realização presencial: 02 a 15 de dezembro em Fortaleza, Eusébio, Itapipoca e Paracuru. Informações através do site e redes sociais do evento. Instagram @festivalcircoceara e Facebook @festivaldecircodoceara. Contatos: (88) 98151-7300. E-mail: festivaldecircoceara@gmail.com.

AS MAIS LIDAS DA SEMANA...