top of page

7º BONECOS DE TODO MUNDO REÚNE ARTISTAS DO BRASIL, AMÉRICA LATINA E EUROPA

Realizado em Taguatinga, festival integra espetáculos, oficina e roda de conversa sobre o Teatro Popular de Bonecos. Toda a programação é gratuita.

O riso e a irreverência estão de volta a Taguatinga, com a dose dupla do Bonecos de Todo Mundo - Festival Internacional de Teatro Popular de Bonecos. Após o giro de espetáculos e shows realizados em março, o festival retorna para a sua sétima edição entre os dias 22 e 26 de maio, reunindo companhias do Distrito Federal, São Paulo, Chile, México e França. Toda a programação é gratuita e se estende de quarta a sábado, no Ponto de Cultura Invenção Brasileira, no Teatro Yara Amaral do Sesi Taguatinga e no Taguaparque. 


Do Distrito Federal, participam os grupos Mamulengo Presepada, Mamulengo Fuzuê e Casa Moringa, três representantes de diferentes gerações do teatro popular. De São Paulo, vem o grupo teatral Sobrevento, fundado em 1986. Entre as atrações internacionais, está a companhia francesa La Malette, criada a partir da mistura entre culturas da Europa e da América Latina. Do México, vem o grupo Guiñoleros, herdeiro da tradição dos bonecos de luva chamados de guiñol. Do Chile, se apresenta o mestre marionetista Roberto Oyarzun.

 

Nesta edição, a programação inicia na quarta-feira, no Ponto de Cultura Invenção Brasileira, com a Oficina de Mamulengo facilitada por Chico Simões, do Mamulengo Presepada. Já na tarde de sábado, no mesmo espaço, será realizada a roda de conversa “Teatro de Bonecos, Formação e Intercâmbios”. A roda é aberta a todo o público, com interpretação em Libras, e terá a participação de brincantes, pesquisadores e representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan.


Acessibilidade

Os espetáculos da noite de sexta-feira (24), no Sesi Taguatinga, contarão com acessibilidade de audiodescrição e visita guiada, a partir das 18h, para pessoas com deficiência visual, além de interpretação em Libras. O festival também oferece acessibilidade estrutural (rampas e espaços reservados para cadeiras de rodas) para pessoas cadeirantes ou com mobilidade reduzida.


Sobre o festival

O Teatro Popular de Bonecos é uma brincadeira milenar presente em diferentes países, nos cinco continentes. Um patrimônio cultural do mundo! Criado em 2018 e produzido pela BTM Produções, o festival Bonecos de Todo Mundo se consagra por promover, em Taguatinga (DF), o encontro intercultural entre bonequeiros(as) de diversas nacionalidades, apresentando ao público diferentes linguagens e técnicas de manipulação de bonecos. Esta 7º edição é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).


PROGRAMAÇÃO


PONTO DE CULTURA INVENÇÃO BRASILEIRA - MERCADO SUL


22 de maio (quarta)- 15h: Oficina de Mamulengo | Mamulengo Presepada (DF) 25 de maio (sábado)

- 15h: Roda de conversa “Teatro de Bonecos, Formação e Intercâmbios” - com Libras


TEATRO YARA AMARAL - SESI TAGUATINGA


23 de maio (quinta)

- 19h30: Los sueños de Federico | Roberto Oyarzun (Chile)- 21h: En attendant Margot | La Malette (França)


24 de maio (sexta) - com Audiodescrição e Libras

- 19h30: Benedito no Pilão | Sobrevento (SP) 

- 21h30: A Chegança da Burrinha Calunga | Mamulengo Fuzuê (DF) 


25 de maio (sábado)

- 19h30: Tawá Tingá: o rio, a cidade e a onça | Casa Moringa (DF)

- 21h30: Variación de títeres para unas manos | Guiñoleros (México)


TAGUAPARQUE

26 de maio (domingo)

- 09h30: Los sueños de Federico - Roberto Oyarzun (Chile)- 10h: Mateus da Lelé Bicuda - Mamulengo Presepada (DF)- 10h30: En attendant Margot - La Malette (França)- 11h: Variación de títeres para unas manos - Guiñoleros (México)


PROGRAME-SE

7º Bonecos de Todo Mundo - Festival Internacional de Teatro Popular de Bonecos

QUANDO: 22 a 26 de maio de 2024ONDE: Ponto de Cultura Invenção Brasileira, Teatro Yara Amaral (Sesi Taguatinga) e Taguaparque ENTRADA: franca

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: livre (verificar classificação indicativa por espetáculo)

INFORMAÇÕES: camaleaocultural@gmail.com 

Comments


bottom of page