3º BONECOS DE TODO MUNDO REÚNE GRUPOS DO BRASIL, EQUADOR E PORTUGAL

Festival acontecerá no formato online, no início de fevereiro, com cinco espetáculos, pocket show, oficinas e roda de conversa

O teatro popular de bonecos é brincadeira milenar, tradição viva presente em diferentes países, nos cinco continentes. Cada um com suas peculiaridades e todos com diversas semelhanças que fazem dessa arte patrimônio cultural do mundo. Unindo companhias e bonequeiros(as) brasilienses com grupos internacionais, está para começar a terceira edição do Bonecos de Todo Mundo - Festival Internacional de Teatro Popular de Bonecos. Toda a programação será online, com vídeos disponibilizados no Youtube e Instagram durante os dias 03, 04 e 05 de fevereiro (quinta, sexta e sábado).


Nesta edição, se apresentam os grupos brasilienses Mamulengo Presepada, com “O Romance do Vaqueiro Benedito”; Cia Voar Teatro de Bonecos, com “João e o Pé de Feijão”; e Cia Bonecos em Nós - Marionetes Gui, com “Vida de Retirante”. Na programação de espetáculos internacionais, o público irá assistir “Historietas de Papel en el Armario”, espetáculo de teatro de papel realizado pela Fundación Titerefué, do Equador; e “Os Bonecos de Santo Aleixo”, tradicional teatro popular oriundo do Alto Alentejo, em Portugal, e que hoje é resguardado pelo Centro Cultural de Évora.


A programação do 3º Bonecos de Todo Mundo contará ainda com pocket show regado o forró, com a banda brasiliense Raiz de Macaúba, e duas oficinas para quem quer conhecer mais sobre o universo do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste: “A arte secreta do Mamulengo - A História” e “A arte secreta do Mamulengo - Animação”.


Os espetáculos, pocket show e oficinas ficarão disponíveis online e gratuitamente somente durante os três dias de festival, a partir das 9h do dia 3 (quinta) até às 22h do dia 5 (sábado). O espetáculo da Cia Voar terá tradução em libras. Para assistir toda a programação, basta acessar o canal Bonecos de Todo Mundo, no Youtube. A classificação indicativa é livre.

Roda de conversa

Buscando fomentar ações de Educação Patrimonial, o Festival Bonecos de Todo Mundo também convida o público a uma prosa ao vivo junto a todos os grupos que integram a programação, através da Roda de Conversa “O Panorama do Teatro Popular de Bonecos no Brasil e no Mundo”. A prosa será a única atração ao vivo do festival, realizada por meio de videoconferência no sábado, dia 5, a partir das 16h. Para participar, é necessário realizar inscrição até o dia 4, em link disponível na página Bonecos de Todo Mundo, no Instagram.


Patrimônio cultural no Brasil e no mundo

Em diversos países pelo mundo, o teatro popular de bonecos é reconhecido como patrimônio cultural. No Brasil, o chamado Teatro Popular de Bonecos do Nordeste (Mamulengo, Babau, Cassimiro Coco, Mané Gostoso, João Redondo e Briguela) foi registrado como patrimônio imaterial em 2015, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e também está em vias de ser apresentado para avaliação da UNESCO como patrimônio cultural universal. Mesmo com esse reconhecimento, a tradição dos bonecos ainda carece de políticas públicas de salvaguarda, o que faz do Festival Bonecos de Todo Mundo uma oportunidade de intercâmbio entre público e artistas brincantes de diferentes países.


OFICINAS


A arte secreta do Mamulengo - A História

Nesta oficina, o grupo Mamulengo Presepada compartilha a história do teatro popular de bonecos no mundo, desde a Pré-História até os dias de hoje. De onde vêm, como estão e para onde vão os bonecos encantados que ganham vida nas mãos de brincantes de várias gerações com histórias de amor, de guerra e alegria. A oficina apresenta semelhanças e particularidades dessa tradição em vários países, perpassando Os Bonecos de Santo Aleixo e o Don Roberto, em Portugal; Don Cristóbal, na Espanha; Ginhol, na França; Kasper, na Alemanha; Punch and Judy, na Inglaterra; Caragoz, no Oriente Médio; e tantos outros nomes e jeitos de brincar pelo mundo.


A arte secreta do Mamulengo - Animação A arte de animar, manipular ou brincar Mamulengo é secreta não porque está escondida, mas sim porque não está aos olhos do público. Ela está por trás da tolda - armação de tecido de onde o ator manipula os bonecos. Nesta oficina, o grupo Mamulengo Presepada revela ao público este engenhoso universo que é dar vida a bonecos e suas histórias por trás da tolda. Compartilhando saberes e técnicas adquiridos em mais de 40 anos dentro da tradição, o mamulengueiro Chico Simões irá mostrar o Mamulengo sob o ponto de vista do brincante: como se faz a brincadeira com os bonecos entrando e saindo através das mãos, a postura do corpo, as nuances de vozes e as diversas maneiras e técnicas de brincar.


PROGRAME-SE 3º Bonecos de Todo Mundo - Festival Internacional de Teatro Popular de Bonecos - Edição Online

QUANDO: 03, 04 e 05 de fevereiro (quinta, sexta e sábado - a partir das 9h do dia 3 (quinta) até às 22h do dia 5 (sábado)

ONDE: online, no canal Bonecos de Todo Mundo (YouTube) - youtube.com/bonecosdetodomundo

REDES SOCIAIS: @bonecosdetodomundo


PROGRAMAÇÃO


Espetáculos

O Romance do Vaqueiro Benedito - Mamulengo Presepada (DF)

João e o Pé de Feijão - Cia Voar Teatro de Bonecos (DF) - com tradução em libras

Vida de Retirante - Cia Bonecos em Nós Marionetes Gui (DF)

Historietas de Papel en el Armario - Fundación Titerefué (Equador) Bonecos de Santo Aleixo - Centro Cultural de Évora (Portugal) Oficinas - com o Mamulengo Presepada A arte secreta do Mamulengo - A História A arte secreta do Mamulengo - Animação Pocket Show Musical Raiz de Macaúba Roda de conversa - O Panorama do Teatro Popular de Bonecos no Brasil e no Mundo 05 de fevereiro (sábado), às 16h, via videoconferência Inscrições até o dia 4 através do formulário: https://forms.gle/ns1qdzsJ19NefTbBA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA...