top of page
Editor

3ª EDIÇÃO DA "REPÚBLICA DO COENTRO - BORA NAÇÃO" NO DF

Festa comemora a volta das pautas democráticas no Brasil

A batida pernambucana nas alfaias fará o Planalto Central tremer com a Nação Zumbi com a 3a edição da República do Coentro- Bora Nação! A festa acontece, no dia 2 de setembro, no Setor Bancário Sul, a partir das 21h, reunindo atrações de Pernambuco e de Brasília. Além de Nação Zumbi subirão ao palco o cantor brasiliense Kirá, e as picapes serão comandadas pela pernambucana DJ Lala k e o brasiliense DJ Wash.


Nesta edição será a primeira vez que duas bandas animarão a festa. A República do Coentro é um movimento cultural independente, libertário e democrático, organizado por pernambucanos que amam o quadradinho e que resistiram nos últimos quatros anos de silêncio cultural imposto ao Brasil. Os ingressos para venda estão disponíveis pelo Sympla República do Coentro - Bora

Nação nas opções de inteira, meia entrada, social e PCD.


A política de inclusão social da festa atua de forma a proporcionar diversão para todos, todas e todes. Sendo assim, pessoas com deficiência e/ou redução motora e seu acompanhante pagarão meia-entrada (valor do 1o lote). Já os trans e travestis, contarão com lista trans free por meio de autodeclaração.


A arrecadação de alimento não-perecível proveniente da entrada social será revertida para a comunidade Santa Luzia, por meio da Cufa DF que será um dos parceiros da festa, além da Nola Destilaria. A marca, com o Gin Nola, será a bebida destilada oficial da festa. O gin tem altíssima qualidade, com sabores cítricos e de especiarias (laranja, limão siciliano e canela), notas picantes de aroeira e finalização persistente e fresca e é genuinamente brasiliense fabricado no DF.


O local escolhido para esta edição - Estacionamento 2 do Setor Bancário Sul - também é bem significativo por ser ao ar livre, em espaço público que tem sido ocupado pela cultura e dado novo significado às manifestações populares em Brasília.


A edição Bora Nação! pretende reunir, na rua, mais de 4 mil pessoas de todas as tribos que, agora, fazem uma verdadeira nação brasileira. Por isso a escolha das atrações foi a dedo, beneficiando a cultura local, sem perder a raiz pernambucana.


Na República do Coentro, o show da Nação Zumbi vai contar com os maiores sucessos de sua carreira e versões de músicas importantes na história da banda formada por Jorge Du Peixe (vocal), Dengue (baixo) e Toca Ogan (percussão), além dos músicos convidados Marcos Matias e Da Lua (alfaias), Tom Rocha (bateria) e Neilton Carvalho (guitarra). Em junho passado, o disco “Da lama ao caos” (1994), que marcou a estreia de Chico Science & Nação Zumbi, foi eleito o melhor da música

brasileira nos últimos 40 anos em votação feita via enquete pelo O GLOBO. Pelo menos 25 especialistas em música, como pesquisadores, jornalistas e outros profissionais, foram ouvidos para eleger seus 10 discos favoritos dentre os lançados a partir de 1982.


O vocalista, produtor e compositor Fábio Trummer, da Banda Eddie, terá participação especial durante o show da Nação Zumbi. Fábio é o compositor da música “Quando a Maré Encher”, gravada pela Nação Zumbi, no ano 2000. A Eddie, como é conhecida, é uma banda de rock and roll brasileira fundada em 1989, em Olinda, Pernambuco, e se reinventa até os dias atuais. Conhecida por misturar gêneros musicais como o frevo, com o rock e a música eletrônica, a Eddie, sob o comando de Fábio, acaba de lançar novo trabalho, o Carnaval Chanson, fazendo uma releitura do típico frevo pernambucano.


INSTITUIÇÃO SOCIAL BENEFICIADA

Cufa DF - É uma rede nacional que promove aos jovens das favelas do Distrito Federal oportunidades nas áreas de educação, esportes, moda, lazer e cultura. A cada projeto, sonhos, histórias e pessoas são apresentados ao mundo. A comunidade Santa Luzia, no DF, com pelo menos 17 mil famílias, será a beneficiada com a arrecadação de alimentos. Há mais de 12 anos a equipe da CUFA-DF trabalha para criar chances e abrir portas para a profissionalização, aprendizado e conhecimento para esses jovens, sempre preservando a cultura e focando na ampliação de alcance da liberdade de expressão e de potência que é a favela.


INGRESSO PCD E ACESSIBILIDADE

A República do Coentro também preza pela acessibilidade, por isso, disponibilizou ingressos para pessoas com deficiência pela metade do valor de inteira (1o lote) até o dia da festa. O acompanhante também pagará o mesmo valor. Para atender a demanda de PCD na festa, os organizadores contam com uma consultoria na área para tornar o evento acolhedor e acessível para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida se divertirem em segurança. Haverá espaço e banheiro exclusivo para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, além de vagas de carro próximo à entrada do evento.


FRIENDLY

Inovação no meio cultural, a 3a edição da República do Coentro - Bora Nação! terá lista trans free. Parceria friendly, a festa dá prioridade para pessoas trans e travestis, que entrarão, gratuitamente, para se divertirem. Para tanto, basta apenas um cadastro de auto identificação para a pessoa organizadora da lista, também trans. Essa iniciativa começou na noite pernambucana e foi criada como forma de ampliar o público das festas com a presença de pessoas que carregam uma identidade marginalizada ou que escapam da norma.


ESTRUTURA

A produção da festa tem trabalhado para garantir a diversão com segurança, conforto e muita irreverência. A decoração será assinada por Eduardo Lira, que já foi responsável pela cenografia do carnaval do Recife por vários anos, e será inspirada pela temática de redemocratização do país. O local também receberá iluminação especial. Já a infraestrutura do evento contará com palco de 8 metros de extensão, 60 banheiros químicos, apoio de bombeiros civis, equipe de limpeza e de segurança, uma ambulância para resgate rápido em caso de ocorrência, além de estrutura

completa de bar e alimentação com diversidade.


PROGRAME-SE

3a edição República do Coentro - Bora Nação!


Atrações: Nação Zumbi, Kirá, DJ Lala K e DJ Wash

Quando: Sábado, 2 de setembro de 2023

Horário: 21h

Onde: Estacionamento 2 - Setor Bancário Sul, em frente à Galeria dos Estados

Quanto: Ingressos República do Coentro - Bora Nação no Sympla

Informações: www.instagram.com/republicadocoentro

Comments


bottom of page