"À MESA COM ROMEU E JULIETA" - PEÇA COM TEATRO DE OBJETOS

Com direção e texto adaptado de Symone Strobel, espetáculo faz releitura do clássico de Shakespeare com teatro de objetos.

Foto: Renato Mangolin

O que aconteceria se pratos, copos, xícaras, bules e outros objetos do dia a dia ganhassem vida e se transformassem em personagens das histórias de William Shakespeare? Partindo dos objetos da própria casa, os artistas Bruno Paiva e Thiago Monte, do Grupo Cabeça de Bola, criaram o projeto “Shakespeare à la Carte”. Voltada para toda a família, a peça infantojuvenil online e gratuita “À Mesa com Romeu e Julieta” estreia em 20 de março, no canal do grupo no YouTube (bit.ly/amesacomromeuejulieta). Com adaptação e direção de Symone Strobel, a montagem faz uma releitura do clássico “Romeu e Julieta” usando a linguagem do teatro de objetos e incorporando recursos do audiovisual. O Governo Federal, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc, apresentam “À Mesa com Romeu e Julieta”.

Idealizador do projeto “Shakespeare à la Carte”, Bruno Paiva conta que a vontade de montar um texto de Shakespeare com teatro de objetos vem desde a época da faculdade de artes cênicas. “Montei uma cena de ‘Hamlet’ utilizando elementos da contação de história e usei objetos. Desde então, fiquei com essa ideia na cabeça”, conta. Em 2020, com o confinamento imposto pela pandemia, a concretização desse sonho aconteceu dentro da própria casa, quando Bruno e Thiago estrearam a peça online “Hamlet à Mesa”, também com direção e adaptação de Symone.

Agora, em “À Mesa com Romeu e Julieta”, o trio está de volta para contar uma das mais belas e trágicas histórias de amor de todos os tempos. Romeu e Julieta são filhos de duas famílias inimigas, os Montéquio e os Capuleto. Movidos por uma paixão arrebatadora, o jovem casal desafia a guerra familiar e sonha com um amor impossível. Nessa releitura, duas mesas da casa foram transformadas em palco e a louça ganhou vida nas mãos e vozes de Bruno e Thiago, que se desdobram em mais dez personagens. “Humanizar esses objetos foi o nosso grande desafio. São objetos frágeis que podiam quebrar a qualquer momento”, diz Thiago, que também assina a iluminação e a edição do espetáculo.

O projeto proporciona uma boa oportunidade para crianças e jovens entrarem em contato com as obras de Shakespeare de forma lúdica. Sem perder a beleza e a essência do texto original, Symone buscou tornar a adaptação mais acessível a todas as idades. “É um teatro pensado para toda a família desfrutar junto”, conta. “‘Romeu e Julieta’ é tida como a maior obra romântica de todos os tempos. É uma história de amor, mas também é uma história que fala da sociedade. Shakespeare traz muito a visão política em suas obras. A peça trata de questões atuais, de polarização e perpetuação de brigas e desavenças”, ressalta.

Symone Strobel é atriz e diretora formada pela UNIRIO nos cursos de Interpretação e Licenciatura em Artes Cênicas. Em 2016, participou do Festival Magdalena Project, na Dinamarca, sede do OdinTeatret. Dirigiu “Casa de Bonecas”, uma adaptação de Daniel Veronese, com Roberto Bomtempo. É preparadora de elenco da série infantil “D.P.A. – Detetives do Prédio Azul”, de Flávia Lins e Silva, no Canal Gloob; e dos longas “Tudo por um Pop Star”, de Thalita Rebouças; e “Cinderela Pop”, de Paula Pimenta. É também diretora e dramaturga do premiado espetáculo infantil “A Viagem de Clarinha”, que recebeu seis indicações ao Prêmio Zilka Salaberry, sendo contemplado em três categorias; e do espetáculo infantojuvenil “O Diário de Pilar na Grécia”, vencedor do Prêmio Botequim Cultural em três categorias.

Bruno Paiva é ator, produtor e professor pelo curso de Licenciatura em Teatro na UNIRIO. De 2009 a 2017, foi professor no Teatro Miguel Falabella. Desde 2012, ministra oficinas de teatro na Escola Parque. Em 2015, dirigiu e produziu a peça “ONDENUNCA Beckett”, que participou da Mostra Cariri de Culturas – Sesc Ceará e representou o Brasil no CASA – London's festival of Latin American Arts, na Inglaterra. Dirigiu e produziu “Em Casa”, peça infantojuvenil contemplada em três editais de ocupação dos teatros públicos do Rio de Janeiro: Teatro Laura Alvim (2017), Teatro Maria Clara Machado (2018) e Teatro Glaucio Gill (2019). Em 2019, como produtor pela Oh! Gloria Produções, realizou a captação de apoio cultural das peças: “Fim de Caso”, Baile Partincundum e “Lembro Todo Dia de você”. Em janeiro de 2020, participou como produtor da MADferia 2020, na Espanha, em mostras de espetáculos e rodas de negócios realizado no complexo cultural Matadero Madrid.

Thiago Monte é ator, produtor e iluminador. Bacharel em artes cênicas pela UNIRIO. Cursou Iluminação Cênica no Centro Técnico de Artes Cênicas – CTAC, da Funarte. Fez parte das equipes das produtoras Curto Circuito Produções de Ana Ladeira; AR Produções, de André Roman e Agência Botão Cultural, de Bernardo Schlegel e Juliana Trimer. Em 2014, produziu o Festival Quando Toca o Tambor, de Denise Zenicola, no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Como parceiro da Pandorga Cia de Teatro, foi técnico de luz dos espetáculos “Cabeça de Vento” e “Juvenal, Pita e o Velocípede”. Também produziu e atuou no “Repertório Pandorga 2018”, na Casa de Literatura Peruana, no Peru. Como iluminador, trabalhou em produções como: “Em Casa”, do Grupo Cabeça de Bola; “Quem Vê até...", da Cia Melodramática; “Anos 80 - Um Musical de Filho para Pai”, “Para Conhecer os Beatles", “A Princesa que Só Queria Querer” e “Salada de Fábulas”, de Mareliz Rodrigues. Em 2019, foi iluminador e produtor da peça “Ana Fumaça Maria Memória".


PROGRAME-SE

Espetáculo: “À Mesa com Romeu e Julieta”

Apresentações online: de 20 a 28 de março, sábados e domingos, com duas sessões, às 11h e às 16h.

Plataforma: YouTube – Canal do Grupo Cabeça de Bola

bit.ly/amesacomromeuejulieta

Gratuito – Retirada de ingressos pela Sympla

Classificação etária: Livre. Recomendação etária: 6 anos.

Duração: 45 min.


QUEM FAZ

Idealização e elaboração de projeto: Bruno Paiva

Direção: Symone Strobel

Adaptação: Symone Strobel

Produção: Thiago Monte e Bruno Paiva

Produção executiva: Pita Produções (Eduardo Almeida)

Elenco: Bruno Paiva e Thiago Monte

Produção musical: Rach Araújo

Assessoria de imprensa: Paula Catunda

Gerenciamento de mídias sociais: Rafael Teixeira

Marketing cultural: Oh Glória (Glória Dinniz e Carol Alves)

Cenário, figurino e adereços: Francisco Leite

Provocadora Visual: Daniele Geammal

Fotografia, câmera e gravação: Renato Mangolin

Edição: Renato Mangolin, Symone Strobel e Thiago Monte

Iluminação: Thiago Monte

Design gráfico: Bruno Paiva

Realização: Grupo Cabeça de Bola

Para sugestão de pauta, envie release o e-mail:

falecomportalconteudo@gmail.com

© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por Josuel Junior e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W